AO VIVO

SSP-AM E IPAAM afirmam que aguardam órgãos federais para fiscalizar volta de balsas de garimpo no Madeira

SSP-AM E IPAAM afirmam que aguardam órgãos federais para fiscalizar volta de balsas de garimpo no Madeira

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) afirmam que estão à disposição dos órgãos federais para a realização de ações conjuntas na região do Rio Madeira. O local voltou a ter a movimentação de balsas e dragas de garimpo.

(Foto: Reprodução/Internet)

De acordo com a SSP-AM, a fiscalização na região é de responsabilidade da união. O órgão disse, ainda, que vem desenvolvendo operações nas calhas dos rios do estado do Amazonas por meio da Operação Fronteira Mais Segura, em parceria com Governo Federal e prefeituras municipais, realiza monitoramento constante de controle, fiscalização e defesa na área.

Segundo a ONG Greenpeace, ribeirinhos e pescadores têm afirmado que as embarcações de garimpeiros foram vistas em diferentes pontos do Rio Madeira, em áreas que abrangem os municípios de Autazes e Novo Olinda do Norte.

Em novembro do ano passado, garimpeiros amontoaram centenas de balsas e dragas em um trecho do rio, e formaram uma cidade flutuante. O episódio teve repercussão mundial.

O garimpo ilegal no Rio Madeira também causa poluição nas águas, com potencial para ocasionar lesões nos órgãos de quem se alimenta por peixe contaminado, já que pode apresentar sintomas crônicos do minério no corpo.

Da redação

Últimas Notícias