A primeira soltura de quelônios do ano em Manaus, com 1.130 quelônios devolvidos à natureza, aconteceu nessa terça-feira (26). A soltura ocorreu no rio Cuieiras, na comunidade Barreirinha, localizada na capital.
A atividade faz parte do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc).
A soltura segue a metodologia desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Projeto Pé-de-Pincha.
Os trabalhos se iniciam entre agosto e setembro. Os comunitários fazem a coleta dos ovos nas praias, campinas e barrancos, e colocam nas chocadeiras, que simulam o habitat natural do animal.
Após o nascimento, os filhotes são realocados em tanques, onde permanecem até endurecerem o casco e atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança.
O trabalho na Unidade de Conservação é realizado há dez anos, envolvendo as comunidades Barreirinha, Nova Esperança, São Francisco do Chita, Bela Vista do Jaraqui e Arara.
Os próprios moradores são responsáveis por todo o monitoramento, com apoio da Sema.
A atividade envolve também as crianças, que participam de atividades de educação ambiental e do cuidado com as espécies.
Da redação.