Por Ricardo Chaves.
Após subir no palanque do deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade, o Partido Solidariedade decidiu que irá apoiar uma pré-candidatura da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) para a Prefeitura de Manaus.
A informação foi confirmada pelo presidente estadual do Solidariedade, Bosco Saraiva, para BandNews Difusora FM.
Além do ex-deputado Marcelo Ramos, Anne Moura é a outra pré-candidata do PT. A federação partidária composta por PCdoB e PV tem ainda Eron Bezerra como pré-candidato. De acordo com Bosco Saraiva, o nome que a federação escolher será o nome apoiado pelo Solidariedade.
Durante o lançamento da pré-candidatura de Marcelo Ramos à Prefeitura de Manaus no último sábado, 13, o presidente municipal do PT, Valdemir Santana, comentou a possibilidade da aliança.
A mudança da estratégia política do Solidariedade é devido a movimentações internas. A disputa foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após intervenção da direção nacional para tirar Layanne de Oliveira, aliada política do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
O vereador de Manaus Elissandro Bessa chegou a ser empossado e participar de ato político de lançamento da pré-candidatura de Roberto Cidade. No entanto, dias depois, o TSE concedeu liminar revertendo a decisão nacional do partido, com o retorno de Layanne Oliveira, para a presidência municipal.
Com a mudança nos rumos politico do Solidariedade, o vereador Bessa, saiu do partido e se filiou ao PSB.