Indústrias do Polo Industrial de Manaus recebem recomendação de contratar novas pessoas apenas com comprovante de vacinação contra a Covid-19.
A decisão foi feita em comum acordo entre sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais e visa garantir a segurança sanitária dos trabalhadores da indústria.
Em fevereiro de 2021, o Ministério Público do Trabalho estabeleceu que os empregado que se recusassem a se imunizar contra a Covid-19 sem a apresentação de uma justificativa médica poderiam ser demitidos por justa causa.
Os que não se vacinam argumentam que se trata de uma escolha individual. Mas, embora o tema não disponha de uma regulamentação federal mediante um consenso jurídico, as autoridades sanitárias ressaltam que a imunização só funciona com a aderência de toda a população.
A Federação das Indústrias do Amazonas orienta as empresas a incetivarem a vacinação dos funcionários e usar a justa causa só em casos extremos.
O Polo Industrial de Manaus conta com empresas do mundo todo, onde pessoas de diferentes países circulam. Em janeiro deste ano, viajantes que passaram pelo Amazonas, e estiveram no Distrito, levaram a variante gama para o Japão. Ouça:
Reportagem: Alex Ferreira
Foto: Reprodução