Siga nossas redes sociais

Sindicato das empresas de navegação emite alerta para perigos da vazante em rios do AM

Um alerta foi emitido nesta quarta-feira, 10, pelo Sindicato das Empresas de

por Clara Toledo Serafini

Sindicato emite alerta para perigos da vazante em rios do AM
Reportagem: Gabrielle Moura

O principal problema na temporada da vazante é o aumento dos riscos de embarcações encalharem em bancos de areia, pedras e troncos de árvores que surgem com maior frequência nestes meses.

Por isso, um alerta foi emitido nesta quarta-feira, 10, pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) , sobre as condições de navegabilidade nos rios do estado com o início da temporada de vazante.

Segundo o Sindarma, no verão amazônico o perigo é redobrado e durante a vazante, o tempo das viagens chega a dobrar em alguns trechos como Manaus-Porto Velho, por conta da necessidade de navegar em canais nos rios.

O vice-presidente do sindicato, Madson Nóbrega, explica que são passadas orientações aos associados para manter os treinamentos da tripulação e a manutenção dos equipamentos de monitoramento e segurança. (Ouça)

Segundo o Sindarma, quando o rio está em volume normal ou cheio, as embarcações podem passar em linha reta com uma velocidade maior. Com os canais mais fundos que surgem durante a seca, o percurso é feito em zigue-zague, o que pede um cuidado maior dos capitães e amplia o tempo da viagem.

Além das dificuldades naturais, durante a temporada de vazante os grandes comboios transportadores de cargas e combustíveis não podem navegar à noite, por conta da legislação dos órgãos do setor aquaviário para evitar ocorrências e acidentes.

O comandante da Marinha do Brasil, Felipe Auzier, chama a atenção sobre a superlotação nos barcos nesse período de vazante.

O período da vazante pode impactar também no custo do frete para grãos, fertilizantes, combustíveis, entre outros produtos básicos de Manaus ao interior e outros Estados.

O Sindarma diz que as balsas devem reduzir a quantidade de carga transportada até o fim de outubro por causa da profundidade e estreitamento dos rios.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress