Siga nossas redes sociais

Setembro amarelo: identificar problemas psicológicos ajuda na prevenção de suicídio

 

Reportagem: Victor Litaiff

Anualmente, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dados apontam que nas Américas as taxas aumentaram 17%, entre os jovens de 15 a 29 anos. O suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, sendo a depressão a causa principal.

Conhecer e tratar é fundamental para evitar o crescimento desses números.

Uma ouvinte que não quis se identificar relata que tentou tirar a vida por duas vezes. Problemas familiares foram o gatilho. Ela fala que se isolou devido ao problema e a depressão piorou o quadro. (Ouça)

A psicologa Flavia Bueno fala sobre como detectar os sintomas da depressão. Ela explica que é fundamental o apoio da família. (Ouça)

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial.

A prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde apenas. Deve fazer parte da rotina de check-ups, como visitas a psiquiatras e psicólogos, deixando de lado o preconceito, para que a vida seja mais valorizada no Brasil.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress