SES alerta sobre prevenção da Síndrome Mão-Pé-Boca no Amazonas

A Síndrome Mão-Pé-Boca é uma infecção viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças menores de cinco anos, mas também pode acometer adultos.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) alerta para os cuidados necessários, para prevenir e tratar a doença, que se caracteriza por lesões na boca e erupções nas mãos e pés.

Geralmente, a doença não é grave, mas se espalha rapidamente, transmitindo de pessoa a pessoa, direta ou indiretamente, por meio das fezes e secreções respiratórias, como saliva ou muco nasal.

Embora possa afetar também os adultos, a Síndrome Mão-Pé-Boca é mais comum em bebês que estão amamentando e crianças menores de cinco anos de idade.

Após a contaminação, os sintomas podem surgir entre três e seis dias. Os mais comuns são febre, que pode alcançar 39 graus, aftas na boca, além de lesões avermelhadas e vesículas acinzentadas nas mãos e pés. Estas lesões, ao se romperem, podem causar muita dor.

Atualmente, não há tratamento específico ou vacina disponíveis para prevenir a doença.

Em casos de suspeita, os pais devem buscar atendimento em qualquer CAIC ou Unidade Básica de Saúde (UBS), onde pediatras e clínicos gerais estão aptos a oferecer o suporte necessário.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress