Siga nossas redes sociais

“Se não mudar postura do governo, as empresas vão fechar”, diz Sindplast-AM sobre IPIs

Empresas do setor termoplástico se preparam para fechar as portas ainda nesse

por Clara Toledo Serafini

“Se não mudar postura do governo as empresas vão fechar”, diz Sindplast
Reportagem: Ricardo Chaves
(Foto: Reprodução/Internet)

A insegurança jurídica causada pelos decretos do Governo Federal que reduzem em 25% o IPI começam a impactar em setores do Polo Industrial de Manaus. Empresas do setor termoplástico se preparam para fechar as portas ainda nesse semestre ou até o final do ano.

A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Manaus e do Amazonas (Sindplast-AM), Francisco Brito, repassada à BandNews Difusora, após reunião com empresários do setor.

Segundo o representante da entidade, a expectativa das empresas é que uma possível mudança de postura do governo ou o resultado eleitoral do pleito deste ano possa dar mais segurança jurídica ao modelo. (Ouça)

O polo termoplástico gera mais de 10 mil empregos diretos. No ano passado, o setor fechou 2021 com um faturamento estimado de mais de R$10,18 bilhões, um crescimento de 76,26% em relação ao ano anterior.

Nesta quarta-feira (20) a bancada federal do Amazonas decidiu que vai ao Supremo Tribunal Federal (FTF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o decreto que retira as vantagens comparativas ao modelo. O autor da denúncia será o partido Solidariedade.

A decisão foi tomada após reunião realizada na casa do senador Omar Aziz (PSD), em Manaus. Ele é o coordenador da bancada.

De acordo com senador Plinio Valério (PSDB), por falta de apoio e articulação do Governo do Amazonas e da Assembleia Legislativa (Aleam), a bancada buscou um partido para articular a medida. (Ouça)

O senador Eduardo Braga (MDB) chamou a atenção para os impactos na manutenção e geração de empregos. Ele afirmou que a indústria já avalia demissões em massa para o mês de agosto. (Ouça)

Atualmente, cerca de meio milhão de empregos diretos e indiretos são gerados através da Zona Franca de Manaus.

O Governo do Amazonas afirmou, na semana passada, que entraria com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF para revogar o decreto do IPI que não excepcionaliza os produtos da Zona Franca de Manaus.

Procurada a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) não se pronunciou até o fechamento da reportagem.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress