O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado na região conhecida como “Cabeça do Cachoro”, no interior do Amazonas, registrou novo surto de Covid-19 nos ultimos dias. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, FVS, somente entre segunda e quarta-feira desta semana, 38 casos foram registrados na cidade, que conta com um pouco mais de 46 mil habitantes.
O gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, Alexsandro Melo, conta que desde o dia 21 de outubro a pasta monitora a situação. (Ouça)
Segundo dados do Governo do Estado, São Gabriel da Cachoeira já registrou mais de 8 mil casos de coronavírus ao longo de toda a pandemia. Mais de 50% da população vacinável está com o esquema vacinal completo. Alexsandro Melo afirma que as FVS tem tomado medidas para controlar o surto. (Ouça)
O município faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela, onde a contaminação pode ter se espalhado por causa da baixa adesão da vacinação e a ausência de protocolos sanitários.
O médico infectologista Bernardino Albuquerque ressalta que a vacinação é importante para conter os contágios e que os cuidados devem se manter mesmo após a imunização. (Ouça)
São Gabriel da Cachoeira é o município com a maior população indígena do país, com 76% do total. 23 etnias vivem no território.