São Gabriel da Cachoeira decreta uso obrigatório de máscaras por alta de casos de covid

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas, decreta uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados no município e adia o lançamento da 27ª edição do Festribal, maior festival cultural da cidade, que estava marcado para este sábado (26). O decreto, publicado nesta sexta-feira (25), é por causa do aumento expressivo dos casos de Covid-19.

A medida atende recomendação da Defensoria Pública do Estado, que levou em consideração os dados da Saúde Municipal.

Em março, São Gabriel registrou 197 casos suspeitos da doença, com 87 confirmações. Já em abril, até o dia 22, foram 897 casos suspeitos, com 378 diagnósticos positivos. Uma morte suspeita é investigada.

Assinado pelo prefeito em exercício Anderson Luiz Brazão Góes, o Decreto 07/2025 cita repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas, transportes coletivos e quaisquer outros ambientes fechados com circulação de pessoas.

A prefeitura também vetou o acesso às áreas indígenas do município de pessoas que não apresentem caderneta de vacinação contra a Covid-19 atualizada ou teste negativo realizado nas últimas 48 horas.

A fiscalização do cumprimento do decreto será realizada pelas autoridades de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e órgãos municipais.

O decreto fica em vigor enquanto houver recomendações das autoridades sobre o uso de máscaras.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress