A Câmara Municipal de Manaus pode instaurar a CPI da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. O requerimento que solicita a instauração da CPI foi apresentado pelo vereador Rodrigo Guedes (Podemos).
A proposta já está disponível para receber assinatura física dos vereadores.
Em dezembro do ano passado, o prefeito David Almeida anunciou que o abono ou gratificação do Fundeb não seria pago em 2023, com a justificativa de que a Prefeitura de Manaus não tem saldo para fazer o pagamento.
Na última semana das sessões plenárias da Casa Legislativa, Rodrigo Guedes apresentou o requerimento que solicitava à Semed esclarecimentos sobre os gastos do Fundeb, exercício de 2023.
O vereador também apresentou o requerimento que questionava o valor do cachê pago ao cantor Mauricio Manieri durante evento para os profissionais de Educação, em Manaus, porém os vereadores aliados aos Prefeito derrubaram a proposta.
Para Guedes, a suspeita é que o cachê foi pago com o recurso destinado ao Fundeb.
Além do Fundeb, a CPI também busca investigar o aluguel de prédios, calendário de reformas das unidades já existente, cumprimento das progressões funcionais, sobre as escolas novas que serão ou foram entregues à população da cidade de Manaus, no período de 2021 a 2024, investimentos da educação especial e o fornecimento de merenda escolar e educação alimentar dos alunos.
Da redação.