Siga nossas redes sociais

Relatório aponta alumínio e coliformes fecais em água de Parintins

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Ricardo Chaves

Pelo menos 22 dos 28 poços de água que abastecem a cidade de Parintins, no interior do Amazonas, estão contaminados. A informação foi revelada durante sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas, na terça-feira (14) pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT).

O deputado, que preside a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos e Saneamento Básico, divulgou relatório técnico produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Cosama, relativo ao “Sistema Público de Abastecimento de Água e situação dos Poços do Município de Parintins/AM”.

A Bandnews Difusora FM teve acesso ao documento apresentado pelo parlamentar. A avaliação produzida por técnicos dos dois órgãos é assinada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, e foi enviada ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) no dia 06 de novembro.

O laudo aponta que os poços apresentam concentração altíssima de poluentes, tais como: amônia, manganês, ferro, nitrato, alumínio e até a presença de coliformes fecais.

De acordo com Sinésio Campos, em 2018, a comissão de Saneamento Básico já havia denunciado a contaminação da água em poços tubulares na cidade. O novo laudo apenas confirma o que já era apontado. (Ouça)

O relatório revela também a contaminação de poços tubulares responsáveis pela distribuição de água para o Bumbódromo e uma Unidade Básica de Saúde, por não atenderem resoluções do Ministério da Saúde.

O laudo diz que os contaminantes, caso sejam absorvidos pelo corpo humano, causam consequências gravíssimas em vários órgãos e são relacionados a doenças como Alzheimer (alumínio) e câncer do trato intestinal (nitrato).

O deputado Sinésio Campos (PT) diz que vai propor uma Audiência Pública no próximo dia 04 de dezembro, em Parintins, para buscar solução para a contaminação. (Ouça)

Quarto maior município do Amazonas, atrás apenas da capital, Itacoatiara e Manacapuru, a cidade não possui uma estação de tratamento de água.

O relatório recomenda a desativação gradual de 12 poços contaminados e que o abastecimento público seja realizado por captação superficial no rio Amazonas acoplada a uma Estação de Tratamento de Águas.

Por fim, o laudo sugere uma imediata intervenção técnica para que em médio e curto prazo a população da cidade possa fazer uso de água de boa qualidade.

O relatório diz ainda que compete ao município de Parintins realizar obras de saneamento público e garantir o benefício para toda a população.

Em nota enviada a BandNews Difusora FM e assinada pelo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Fermiliano Tavares, a empresa diz que desde 2005 segue gradualmente a recomendação do Serviço Geológico do Brasil – SGB-CPRM de desativar os poços mais rasos e a perfuração de novos.

Periodicamente a SAAE, alega realizar a desinfecção dos poços e rede de abastecimento de água.

Segundo a empresa, alguns índices apresentados no relatório da Cosama, que diz a SAEE, que não compete fiscalizar e nem regulamentar o sistema de abastecimento de água em Parintins, diferem das análises feitas pela Vigilância da Água do SAAE.

Para reforçar o trabalho a SAAE informa que irá contratar a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) para novas análises e indicação geológica de novos poços. A partir dos resultados, o SAAE executará medidas necessárias e cabíveis.

O SAAE diz ainda que reitera o compromisso de servir água de qualidade à população de Parintins e informou que o Governo do Estado do Amazonas se colocou a disposição de auxiliar nesse feito.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress