Siga nossas redes sociais

Redação do ENEM: confira dicas para se preparar até a realização do exame

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Victor Litaiff

São 180 questões, e uma redação do tipo dissertativo-argumentativo, que exige do candidato uma boa estruturação e construção textual, além de conhecimentos gerais.

Por isso a temível redação tem tirado o sono de muitos estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.

A nota do Enem era calculada separadamente, mas a partir de 2017 a nota da redação passou a ser computada com a nota geral do exame, passando a ser fundamental e ter um peso ainda mais importante na média final.

Uma curiosidade do Enem é que o sistema de correção utilizada na prova, chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI), mede a regularidade de acertos entre as questões fáceis, médias e difíceis do exame, evitando pontuações por chutes.

Porém, no caso da Redação é possível alcançar os 1.000 pontos, pois ela é avaliada individualmente, o que pesa na nota final do certame.

O professor Alessandro Gomes idealizador do projeto “Oficina da Redação”, dá dicas de como os estudantes devem se preparar para a redação. (Ouça)

Ele também destaca os possíveis temas do Enem 2023. (Ouça)

De acordo com a cartilha do Participante Enem, divulgado pelo Ministério da Educação os temas da redação podem ser de ordem social, científica, cultural ou política, ligados a fatos recentes ou não.

Outra dica para auxiliar o candidato é ficar por dentro das atualidades, assistir aos telejornais e pesquisar em sites de credibilidade o que está acontecendo no Brasil e no mundo, em diversos aspectos, desde política, economia, eleições ou demais temas factuais.

Quanto mais informado, mais fácil será para o estudante escrever sobre o assunto solicitado na prova.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress