Réveillon e Carnaval são avaliados por representantes do setor em Manaus

Realização presencial de aniversário de Manaus, Réveillon e Carnaval são avaliados por representantes do setor

A Comissão Especial de Organização de Eventos Festivos de Manaus já se reúne para planejar grandes celebrações na cidade, como aniversario de Manaus, Natal, Réveillon e o Carnaval.

Segundo os membros, a comissão está acompanhando as possibilidades para a realização de um evento para a comemoração do aniversário da cidade em um novo formato.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, afirma que a situação epidemiológica do coronavírus é analisada para saber da viabilidade dos eventos. Com a proximidade do aniversário de Manaus, Alonso explica que a comissão foi criada para auxiliar lhes auxiliar com informações a respeito do tema. (ouça)

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP/AM) Manaus apresenta estabilidade nos casos de Covid-19 e poucas internações.

O vacinômetro mostra que, na cidade, 84% da população vacinável tomou a primeira dose do imunizante contra a doença, 38% tomou as duas doses e 1,4 % se vacinou com dose única.

A infectologista Ana Galdina afirma que esse porcentual não dá segurança para avançar em grandes eventos e que ainda há outros agravantes. A circulação das variantes, as novas e as já conhecidas, é algo preocupante na realização de eventos (ouça)

Ana também afirma que, caso essas comemorações sejam realizadas, é importante que protocolos sanitários sejam definidos previamente. (ouça)

O colunista de Turismo e Cultura da BandNews Difusora, Orlando Câmara, conta que experiências de grandes eventos foram realizadas mundo afora e os resultados não foram muito satisfatórios. Orlando lembra o exemplo da Eurocopa.

Após a publicação de um decreto, eventos com capacidade reduzida foram liberados na cidade. O Governo do Amazonas aprovou também um evento teste que vai abrigar por volta de 25% da capacidade da esplanada da Arena da Amazônia, e servirá como monitoramento do retorno aos grandes eventos em Manaus.

Reportagem: João Felipe Serrão
Foto: Divulgação/Semcom