Siga nossas redes sociais

Reajuste da Aneel aumenta 4,38% valor da tarifa de energia no AM

A conta de energia deve ficar 4,38% mais cara no Amazonas após
Reportagem: Cindy Lopes

A conta de energia do amazonense vai ficar 4,38% mais cara. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a Amazonas Energia a fazer o reajuste de 5,71% para os consumidores em Alta Tensão, que são as grandes indústrias, e 3,74% para os consumidores em Baixa Tensão, os residenciais.

Esse reajuste deveria ter sido feito no dia 1º de novembro deste ano, no entanto, a concessionária precisava comprovar que atende a todas as regras do sistema regulatório. Essas medidas foram adotadas pela Amazonas Energia na última quarta-feira (16).

O aumento preocupa os consumidores que já vêm pagando caro na conta de luz e que agora vão precisar procurar outros meios para economizar ainda mais. É o caso da assistente administrativo, Gisele Barbosa. Apesar de passar o dia fora de casa, no final do mês a fatura vem alta: (Ouça)

Alguns eletrodomésticos são os grandes vilões da conta de energia, como o ar-condicionado e o ferro elétrico, por isso, vale seguir algumas orientações. A gerente de comunicação da Amazonas Energia, Gabriele Estoco, dá dicas de como economizar em casa: (Ouça)

Também é importante ficar de olho se na vizinhança há alguém que possa estar desviando clandestinamente energia elétrica da sua ligação: (Ouça)

De acordo com a Aneel, o reajuste na tarifa é resultado dos custos com a compra de energia, impactado tanto pelo aumento do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) médio no Sistema Interligado Nacional, quanto pelo advento da Lei Complementar do Amazonas que alterou o regime de recolhimento do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS).

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress