Siga nossas redes sociais

Quatro vezes governador, prefeito da capital, Amazonino eterniza nome na história do Amazonas

O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, morreu na manhã deste domingo (12),

O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, morreu na manhã deste domingo (12), aos 83 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês desde dezembro do ano passado.

Considerado um dos políticos mais experientes do Brasil, Amazonino Armando Mendes escreveu páginas importantes da história do Amazonas. Foi quatro vezes Governador do Amazonas, três vezes prefeito da capital Manaus e fez parte do Congresso Nacional, como Senador da República.

Filho de Armando de Sousa Mendes e de Francisca Gomes Mendes, Amazonino nasceu em 16 de novembro de 1939 em um seringal no município de Eirunepé, no interior do Amazonas.

Amazonino iniciou os estudos em sua cidade natal, passou pelo Colégio Dom Bosco, em Manaus, e Seminário do Espírito Santo, em Tefé (AM). O Ensino Superior foi concluído na Universidade Federal do Amazonas, onde se formou em Direito, em 1969. Foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes e teve três filhos: Armando Mendes, Lívia Mendes e Cristina Mendes.

A carreira política foi iniciada em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em 1987, Amazonino iniciou o primeiro mandato como governador do Estado. Exerceu o cargo de Senador da República, entre os anos de 1991 e 1992. Em 1994, Amazonino foi eleito governador do Amazonas já no primeiro turno, sendo reeleito em 1998.

Em seu governo, obras marcantes foram executadas, como o Bumbódromo onde é realiado o Festival Folclórico de Parintins. Nas gestões de Amazonino, também foram criados o polo graneleiro de Itacoatiara, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Prefeito de Manaus de 2009 a 2012, Amazonino foi o criador do Bolsa Universidade, do Leite do Meu Filho, além de expandir o atendimento às mulheres de Manaus com as Carretas da Saúde.

Em 2017, Amazonino Mendes foi eleito governador novamente, durante a eleição suplementar, tornando-se o primeiro político amazonense a exercer quatro vezes o mandato de chefe do Executivo estadual.

Amazonino Mendes disputou Eleições no Amazonas por mais três vezes. Em 2018 e 2022 se lançou novamente ao Governo do Estado e em 2020 concorreu à Prefeitura de Manaus. As vitórias não saíram, mas o político sempre apareceu entre os favoritos nas pesquisas.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress