Por Ricardo Chaves.
O PT Manaus emitiu nota de desagravo nesta segunda-feira, 22, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, por, segundo o diretório municipal, “serem acusados de violência de gênero”.
A nota foi divulgada um dia após a única pré-candidata mulher pelo PT à Prefeitura de Manaus, Anne Moura, ter afirmado à Folha que se viu “emparedada” por uma articulação nacional que filiou o ex-deputado federal Marcelo Ramos para disputar o cargo pelo grupo político na capital amazonense. A pré-candidata à Prefeitura de Manaus pelo PT, disse ter sofrido violência política de gênero no processo de escolha interna do partido. A informação foi revelada ao site paulista e confirmada pela dirigente petista para a BandNews Difusora FM.
A nota do PT Manaus, que não chega a citar Anne Moura, é assinada pelo presidente da executiva municipal do PT em Manaus, Valdemir Santana. A nota diz que a direção manifesta solidariedade tanto ao presidente da República quanto à deputada federal, que atua “na busca por construir uma candidatura viável do campo progressista e democrático para Manaus”.
De acordo com Anne Moura, que é secretária nacional de Mulheres do PT, dirigentes locais teriam inviabilizado sua pré-candidatura apesar de ter feito todo o processo interno da sigla e pesquisas demonstrarem que seu nome era o melhor colocado.
Ela alega que a direção local não encaminhou a discussão da escolha em torno de uma única pré-candidatura do PT. A filiação de Marcelo Ramos teria ocorrido após o episódio, porém, apenas depois da entrada do político que os outros pré-candidatos homens teriam retirado a pré-candidatura em benefício ao ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados. De acordo com ela, as pré-candidaturas não eram para valer, pois não chegou a ocorrer um diálogo interno para definir o nome do partido.
O presidente municipal do PT, Valdemir Santana, negou que tenha existido perseguição no processo de escolha do candidato da sigla. Ele também pontuou que nesta quarta-feira, 23, o PT deve realizar uma reunião da executiva municipal para definir uma data para o diretório municipal escolher o pré-candidato do partido:
O nome do PT ainda deverá ser apresentado à federação composta por PV e PCdoB. Além de Anne Moura, o PT tem Marcelo Ramos e Sinésio Campos como pré-candidatos à Prefeitura de Manaus. O ex-deputado federal Eron Bezerra, do PCdoB, também disputa a indicação do grupo político.
A federação partidária composta por PT, PCdoB e PV ainda deverá discutir um nome no âmbito estadual. Caso não chegue a um consenso, a escolha será feita pela direção nacional da federação Brasil da Esperança.