Siga nossas redes sociais

Projetos no AM incentivam mulheres no mercado de tecnologia

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Rebeca Beatriz 

A presença feminina no mercado de trabalho em áreas de tecnologia tem ganhado força ao longo dos anos. No entanto, esse número ainda pode ser expandido, com ações e debates sobre o tema.

Em Manaus e no interior do Estado, projetos para incentivar a participação feminina nessas áreas são desenvolvidos pelas próprias mulheres.

O ‘Cunhantã Digital’, projeto que surgiu em 2015 na Universidade Federal do Amazonas é um exemplo disso.

Segundo a Co-fundadora Cunhantã Digital, Tanara Lauschner, são realizadas ações como palestras e exposições sobre a presença das mulheres no mercado tecnológico. (Ouça)

No município de Itacoatiara, distante 268 quilômetros da capital amazonense, outro projeto, na universidade federal, tem o mesmo propósito.  É o ‘Ei, Mana’, que também quer inserir mais mulheres no universo da tecnologia, conforme destaca a coordenadora do projeto, Odette Passos. (Ouça)

Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas, a ONU, revela que as mulheres representem 33% da força de trabalho nas 20 maiores empresas globais da área tecnológica, e que uma em cada quatro delas está em posições de liderança.

O estudo diz que as candidatas mulheres no setor representaram uma média de 41% do total no período 2020 e 2021, um aumento de 400% em relação aos 5 anos anteriores.

Os dados reforçam que ações voltadas à tecnologia e às mulheres são o caminho para informar e transformar a realidade.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress