Siga nossas redes sociais

Projeto no AM mostra valor da conta de luz diariamente no celular do consumidor

por Clara Toledo Serafini

por Eros de Sousa

Lidar com a conta de energia no final do mês é um problema muito comum aos amazonenses. Mas e se você pudesse monitorar o seu consumo de energia e O CUSTO todos os dias em seu telefone?

É exatamente isso que uma tecnologia desenvolvida na Universidade do Estado do Amazonas propõe.

A tecnologia consiste em dispositivo eletrônico capaz de monitorar o consumo de energia residencial com maior precisão e eficácia.

Esse dispositivo seria associado ao aparelho de medição e seria conectado a um aplicativo no smartphone, auxiliado por Inteligência Artificial.

Uma das desenvolvedoras do projeto, Celice Carvalho, disse que o dispositivo facilita a vida dos moradores, traduzindo o consumo de energia das residências para unidades monetárias. (Ouça)

Para a construção dos dispositivos foi utilizada uma combinação de diferentes sensores, um microcontrolador avançado, ferramentas de análise de dados, armazenamento em nuvem e o aplicativo equipado com Inteligência Artificial.

O projeto busca atender às demandas, principalmente, das famílias de baixa renda.

O dispositivo desenvolvido pelos acadêmicos de Engenharia Elétrica da UEA está em fase de melhoria e em breve estará disponível para população geral, como explica Celice Carvalho. (Ouça)

As melhorias serão realizadas principalmente a adição de novas funcionalidades.

Além do aspecto da diminuição do consumo de energia, outro fator é a possibilidade de fomentar uma sociedade mais eficiente e sustentável no uso da energia elétrica residencial.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress