Siga nossas redes sociais

Proibição da distribuição e venda de sacolas plásticas em Manaus é adiada para 2026

por Clara Toledo Serafini

Por: Tawanne Costa

É prorrogado o prazo para as empresas encerrarem as vendas e a distribuição de sacolas plásticas em Manaus. Isso porque o Projeto de Lei 539/2023, foi aprovado na Câmara Municipal e vai à sanção do executivo municipal.

Pelo novo texto do PL, a proibição começa a valer a partir de 20 de outubro de 2026, quando ficam proibidas a distribuição e a venda de sacolas plásticas, sendo permitida a distribuição gratuita de sacolas retornáveis, biodegradáveis, oxibiodegradáveis.

A prorrogação foi celebrada por trabalhadores da indústria de sacolas plásticas que estiveram presentes na galeria do plenário Adriano Jorge, acompanhando a votação.

Para o representante jurídico das Indústrias Plásticas de Manaus, Kartegiane Silveira, a medida vai resguardar a categoria pelos próximos 3 anos.

A venda ou a distribuição gratuita de sacolas plásticas estavam proibidas a partir de 2022 nos estabelecimentos comerciais de Manaus, gratuidade mantida apenas no fornecimento de sacolas biodegradáveis.

Mas a falta da matéria-prima impossibilita a produção e pode colocar em risco mais de 5 mil empregos, por isso a necessidade de postergar a data de vigência para que as empresas se adaptem.

Segundo o vereador, Kennedy Marques, é preciso pensar também na forma correta do descarte do material para não prejudicar o meio ambiente.

 

O PL vai à sanção do executivo municipal e a lei entra em vigor a partir da data da publicação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress