O Programa Pé Diabético soma mais de 14,5 mil atendimentos em seis meses, no Amazonas, com destaque para incentivo ao autocuidado.
Executado pela Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde (Segeam) Segeam, o programa trata lesões em membros inferiores e mantém equipe multidisciplinar para acompanhamento integral de pacientes.
Após o controle e cura da lesão, os pacientes podem receber acompanhamento para reduzir as chances de recidiva (retorno das lesões tratadas) no Ambulatório de Egressos, que realizou 2 mil e 900 atendimentos nos primeiros seis meses de 2023.
No Ambulatório de Egressos os profissionais da Segeam desenvolvem estratégias de educação permanente, motivação e empoderamento para o autocuidado junto aos pacientes atendidos. E conta com profissionais de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Angiologista, Enfermagem e Estomaterapia. Como resultado desse trabalho, menos de 1% dos pacientes atendidos no Ambulatório de Egressos tem apresentado recidivas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há sete comportamentos de autocuidado essenciais para o controle do Diabetes e devem ser observados por pacientes com a doença.
A prevenção e controle estão entre os principais focos a campanha Novembro Diabetes Azul, que é realizada pela SBD como parte do movimento mundial para conscientizar sobre o Diabetes.