Siga nossas redes sociais

Programa Pé Diabético atende 14,5 mil no 1º semestre de 2023 no AM

por Clara Toledo Serafini

O Programa Pé Diabético soma mais de 14,5 mil atendimentos em seis meses, no Amazonas, com destaque para incentivo ao autocuidado.

Executado pela Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde (Segeam) Segeam, o programa trata lesões em membros inferiores e mantém equipe multidisciplinar para acompanhamento integral de pacientes.

Após o controle e cura da lesão, os pacientes podem receber acompanhamento para reduzir as chances de recidiva (retorno das lesões tratadas) no Ambulatório de Egressos, que realizou 2 mil e 900 atendimentos nos primeiros seis meses de 2023.

No Ambulatório de Egressos os profissionais da Segeam desenvolvem estratégias de educação permanente, motivação e empoderamento para o autocuidado junto aos pacientes atendidos. E conta com profissionais de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Angiologista, Enfermagem e Estomaterapia. Como resultado desse trabalho, menos de 1% dos pacientes atendidos no Ambulatório de Egressos tem apresentado recidivas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há sete comportamentos de autocuidado essenciais para o controle do Diabetes e devem ser observados por pacientes com a doença.

A prevenção e controle estão entre os principais focos a campanha Novembro Diabetes Azul, que é realizada pela SBD como parte do movimento mundial para conscientizar sobre o Diabetes.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress