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Procon suspende 47 empresas de telemarketing do AM por abusos; saiba como denunciar

Procon suspende 47 empresas de telemarketing do AM por abusos; saiba como denunciar
Reportagem: Gabrielle Moura

Mesmo com canal de cancelamento de ligação de telemarketing no país, no Amazonas a situação continua ocorrendo e algumas pessoas já trocaram de número para evitar essas chamadas.

Quem nunca recebeu uma ligação de telemarketing oferecendo planos de internet, tv ou até mesmo cobrança de alguma dívida que já foi paga?

A situação é relatada por vários ouvintes em diferentes horas do dia e até mesmo fim de semana e feriados.

O autônomo Junior Oliveira diz que mesmo quitando a dívida a empresa liga pra ele para fazer a cobrança. (Ouça)

A jornalista Sandra Monteiro explica que todos os dias ela recebe ligações de outros estados tanto no telefone pessoal dela quanto da empresa. (Ouça)

Nessa semana, 47 empresas foram suspensas pelo Procon Amazonas, por prática de telemarketing abusivo no estado.

Com todo esse transtorno, a jornalista Geyziara Brandão já pensou em mudar de número de telefone. (Ouça)

Por decisão da Anatel, desde junho, cada uma das empresas de telemarketing deve incluir o prefixo 0303 para que o cliente possa identificar que se trata de uma chamada comercial.

Para o advogado especialista em direito do consumidor e ex-secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo, os órgãos públicos precisam criar ainda mais iniciativas de proteção aos consumidores. (Ouça)

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, explica que as empresas precisam preservar os consumidores. (Ouça)

De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), em três anos foram registradas mais de 14 mil reclamações contra empresas de telemarketing no Brasil.

O consumidor que continuar sendo importunado com ligação de telemarketing deve fazer uma reclamação na sede do Procon-AM, na Av. André Araújo, Aleixo.

Segundo o Procon Amazonas, a medida cautelar de suspensão das empresas tem por objetivo combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços ao cliente. O descumprimento da norma gera multa de R$ 1 mil por dia.

A plataforma “Não Me Perturbe” permite que as pessoas bloqueiem chamadas de empresas de telemarketing, empresas de Telecom e de oferta de crédito consignado. Mas não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas. O site é: naomeperturbe.com.br.

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