Primeiro dia de pagamento do Auxílio Brasil é marcado por longas filas em Manaus

Primeiro dia de pagamento do Auxílio Brasil é marcado por longas filas em Manaus

Manaus registra longas filas de pessoas que buscam fazer o recadastramento do CadÚnico, para receberem pagamento de benefícios sociais. O Auxílio Brasil, programa social do Governo Federal que substitui o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, começou a ser pago nessa quinta-feira (18) e é necessário atualizar os dados do CadÚnico para o recebimento do valor.

E as unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em Manaus, registraram longas filas desde a madrugada. No CRAS São José, na Zona Leste, uma longa fila começou a se formar por volta das 4h da madrugada, sendo que o atendimento no local só iniciou às 8 horas. Como conta a dona de casa, Danielle Santos. (ouça)

Foto: Reprodução/Internet.

O CadÚnico é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais. E a inscrição é realizada somente de forma presencial. O José Roberto está desempregado e teve que dormir na fila. (ouça)

Foto: Reprodução/Internet

É importante ressaltar que todas as famílias que recebiam o Bolsa Família foram automaticamente migradas para o Auxílio Brasil.

Mais de 131 mil famílias manauaras migraram automaticamente para o programa. Mas estar no Cadastro Único, porém, não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.

A advogada nas áreas cível e de família Izabella Reis explica quem tem direito ao benefício. (ouça)

Não foi só em Manaus, mas o primeiro dia de pagamento do Auxílio Brasil foi marcado por longas filas em várias cidades do país.

As agências da Caixa Econômica Federal também tem registrado longas filas de pessoas que querem sacar a última parcela do Auxílio Emergencial.

Reportagem: Guilherme Guedes