Siga nossas redes sociais

Prefeitura de Parintins veta lei que autoriza galeras entrarem com comida no Bumbódromo

Prefeitura de Parintins veta lei que autoriza galeras entrarem com comida no Bumbódromo

É vetado pela Prefeitura de Parintins um projeto de lei que autorizava as galeras, as torcidas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido a entrar com alimentos e bebidas não alcoólicas para consumo próprio no Bumbódromo nas apresentações do Festival.

A proposta de autorizar a entrada da população com alimentos e água tramita na Casa Legislativa desde outubro de 2022, e partiu da vereadora Brenda Dianná, ex-item oficial Rainha do Folclore do Caprichoso.

O projeto de lei chegou a ser aprovado pelos vereadores, por unanimidade, mas ao ser encaminhado para sanção do prefeito Bi Garcia, foi vetado, e por isso não se tornará lei.

Após o veto, o PL voltou à discussão na Câmara, e apenas três parlamentares votaram em favor do projeto, entre eles a autora do PL, Brenna Dianá, Massilon Medeiros Cursino e Márcia Baranda.

Os parlamentares que apoiaram a decisão do prefeito reforçam que a venda de bebidas e alimentos durante o festival movimenta a economia e gera emprego.

Contextualizando, as galeras do Festival de Parintins são torcedores, itens dos bumbás. Essas pessoas chegam no bumbódromo, muito cedo, às vezes, até mesmo um dia antes do evento para conseguir acesso, já que nesse caso, a entrada para assistir ao festival é gratuita.

Esses torcedores enfrentam uma jornada debaixo de sol e chuva, desde a formação das filas até o momento da apresentação.

Quando apresentou o projeto, no ano passado, a vereadora Brenda Dianná disse que “essa longa e demorada espera faz com que seja necessário que os torcedores tenham um pouco mais de cuidado com relação a evitar o cansaço e a desidratação que muitas vezes é o motivo pelo qual muitos abandonam o espetáculo antes do fim”.

O ex-presidente do Caprichoso, o vereador Babá Tupinambá e o ex-presidente do boi Garantido, Telo Pinto estão entre os vereadores que votaram contra a distribuição dos alimentos e bebidas gratuitas.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress