Siga nossas redes sociais

Prefeito de Parintins não quer ajuda do Estado para resolver contaminação da água, afirma Cosama

por Clara Toledo Serafini

 

por Eros de Sousa

O diretor-presidente da Cosama diz que o prefeito Bi Garcia não quer ajuda do governo do estado para resolver questão de contaminação das Águas em Parintins.

Armando do Vale criticou a demora para que o executivo municipal oficialize um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que ainda não foi assinado 72 horas após reunião de alinhamento. (Ouça)

O termo teria o objetivo de solucionar a questão da contaminação das águas no município.

Nessa segunda-feira (04) a Cosama e a Fundação de Vigilância em Saúde lançaram um novo estudo sobre a contaminação das águas de Parintins.

O levantamento, realizado entre os dias 27, 28 e 29 de novembro, apontou a permanência dos problemas identificados em agosto, como contaminação por metais e até coliformes fecais em 22 dos 26 poços que abastecem a cidade.

O estudo constatou também a alta acidez das águas no município, considerada imprópria para o consumo o humano.

Além disso, a análise realizada no fim de novembro não detectou a presença de resíduos que apontem que venha sendo feito tratamento com cloro, uma exigência em captação subterrânea, como explica o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle. (Ouça)

Na última sexta-feira (01), além do compromisso de assinar o termo de cooperação, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, se comprometeu a realizar cloração da água, junto a Cosama, nos poços do município.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto é responsável exclusivamente pelo abastecimento de Parintins.

Em nota enviada à Bandnews Difusora no dia 14 de novembro, o SAAE disse que não compete a Cosama fiscalizar e nem regulamentar o sistema de abastecimento de água em Parintins.

A nota também diz que laudo produzido em agosto divergia das análises feitas por técnicos da empresa.

A BandNews Difusora solicitou nota da prefeitura de Parintins a respeito do estudo divulgado nesta segunda-feira (04) e também a respeito da apresentação do Termo de Cooperação Técnica acordado com o governo do estado. Até o fim desta reportagem não foi respondida.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress