O ovo é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros devido à sua versatilidade e preço acessível.
Seja frito, cozido, mexido ou na produção de bolos e tortas, ele sempre esteve presente na mesa da população.
No entanto, nos últimos meses, o preço da cartela de ovos disparou, tirando a proteína do cardápio de muitas famílias e afetando diretamente os empreendedores. Em Manaus, os valores já passam de 25,00 podendo chegar a 30,00 em alguns estabelecimentos.+
Zaqueu Fernandes é dono de um café de rua na cidade e relatou que está comprando a cartela de ovos 40% mais cara. Apesar disso, ele ainda não repassou esse aumento ao consumidor já que recentemente precisou elevar o preço do café:
A confeiteira Cléo Costa conta que está difícil manter o equilíbrio nos custos.
O aumento do preço dos ovos tem diversas causas.
Luiz Mário Peixoto, da Granja São Pedro, maior produtora de ovos do Amazonas, explica que a alta no custo dos insumos, como o milho, é um dos principais fatores.
Ele afirma que a elevação nos preços também está relacionada a fatores climáticos e ao aumento das exportações brasileiras de ovos, especialmente para os Estados Unidos, que enfrentam uma crise de influenza aviária.
O economista Ailson Rezende ressalta que, com a alta no preço da carne bovina, suína e de frango, muitas famílias recorreram ao ovo como alternativa mais barata de proteína, aumentando a demanda:
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) acredita que o aumento no preço também esteja relacionado à Quaresma.
A entidade considera que a alta é sazonal e que o mercado deve se normalizar após esse período.
Por Cindy Lopes