Siga nossas redes sociais

Práticas de higiene bucal viralizam nas redes; saiba o que dizem especialistas

Um vídeo em que uma internauta comenta que a quantidade de pasta

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Vitória Freire

Um vídeo em que uma internauta comenta que a quantidade de pasta de dente ideal para realizar a higiene bucal é equivalente ao tamanho de um grão de ervilha se tornou viral nas redes sociais, mas impressiona quem tem o hábito de usar uma quantidade elevada do produto.

Entre os vídeos que mostram o método, um tem mais de 465 mil visualizações.

Diferente do que é visto em propagandas comerciais sobre creme dental, a odontóloga Maria Fulgência, especialista, mestre e doutora em dentística, esclarece que utilizar uma porção exagerada interfere na saúde do paciente, podendo ocasionar fluorose, uma condição que afeta o esmalte dentário. (Ouça)

Outra tendência referente ao cuidado que devemos ter com os dentes é a raspagem da língua. Os instrumentos do tipo se transformaram em produtos novidades no mercado.

Nos últimos cinco anos, de acordo com a ferramenta Google Trends, que analisa os termos mais populares procurados em um passado recente, a busca por esses objetos cresceu cerca de 1500%.

Segundo a medicina indiana Ayurveda, a raspagem da língua deve ser feita logo no início da manhã, ainda em jejum e antes mesmo de tomar água.

A advogada Flora Oliveira é uma das pessoas que aderiu o hábito de raspar a língua à rotina de higiene bucal por recomendações de uma nutricionista. (Ouça)

Neste caso, a doutora Maria Fulgência encoraja, igualmente, todos a adotarem essa prática. (Ouça)

Com base na Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2021, cerca de 99% da população brasileira entre 35 e 44 anos já teve ao menos um dente permanente cariado ao longo da vida. Sendo 17, a média de dentes acometidos por cárie em uma pessoa até essa idade.

O SB Brasil é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Este ano, o levantamento conta com a participação de, pelo menos, 50 mil pessoas.

Conforme a Associação Brasileira de Odontologia, a higienização bucal correta consta na lista de atitudes necessárias para combater a doença bacteriana.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress