Siga nossas redes sociais

Por influência do La Ninã, Manaus pode ter abril com mais chuva do que em março

Reportagem: Victor Litaiff

Para o mês de abril, em Manaus, as previsões de chuvas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são de volumes iguais ou superiores ao mês passado. A situação gera preocupação. É o que comenta Cristiano Lira, coordenador da Central 199 da Defesa Civil. (Ouça)

O mês de março foi marcado por inúmeras ocorrências devido as fortes chuvas que atingiram Manaus. O deslizamento que ocorreu em 12 de março no bairro Jorge Teixeira, na comunidade Pingo D’água, que deixou 8 mortos e alagações na Comunidade da Sharp, localizadas na Zona Leste da cidade, além de inúmeras ocorrências em outras zonas da capital, acenderam o alerta das autoridades.

Cristiano Lira fala dos planos de ação para atender a população em caso de emergência devido ao volume de chuvas previstas para abril. (Ouça)

José Luiz Marmos, Supervisor de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, explica que se forem concretizadas as previsões para o mês de Abril os riscos de enchentes e desbarrancamentos são reais. (Ouça)

Mas qual o motivo do excesso de chuvas para o período? O Coordenador de meteorologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Gustavo Ribeiro, explica que o final do fenômeno “La Niña” e o aquecimento das águas do oceano tem influência na Região Amazônica, aumentando o risco de chuvas acima da média no Amazonas. (Ouça)

Com essa alta demanda e o período natural das cheias do Rios o Secretário adjunto da Defesa Civil, Coronel Clóvis Araújo, fala que os órgãos responsáveis já planejam uma ação de combate a desastres devido os impactos da cheia. (Ouça)

O “La Niña” é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical que influência diretamente no clima da Amazônia.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress