Siga nossas redes sociais

População reclama de poda em árvores da Av. Eduardo Ribeiro para preservar fiação elétrica

 

Reportagem: Eros de Sousa

No dia do aniversário de Manaus, árvores são cortadas e geram reação da população. A avenida Eduardo Ribeiro, no centro da capital, teve 20 árvores cortadas na tarde desta terça-feira pela Amazonas Energia. A data marcou os 354 anos da capital amazonense.

Segundo a Amazonas Energia, a ação é apenas um processo de poda das árvores para evitar acidentes como descargas elétricas e as quedas de árvores, devido ao período chuvoso que está chegando.

A informação foi confirmada pelo técnico da empresa responsável pela podagem, Alderlan Inácio, que trabalhava na ação nesta terça-feira. (Ouça)

Mesmo assim, a ação da Amazonas Energia não foi aprovada por quem passava no local, como relata o administrador Rodrigo Freitas, que criticou a podagem realizada na avenida. (Ouça)

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Semmas, a ação da Amazonas energia é regular e visa diminuir acidentes relacionados às descargas elétricas.

A Semmas diz ainda que por causa da fiação elétrica, algumas podas podem ser mais agressivas e que a única solução para se evitar essas podas seriam redes de fios mais compactas.

Essa medida está inclusive no plano diretor de Manaus, que estabelece a retirada de postes do passeio público e adequação à fiação subterrânea pelas concessionárias no Centro Histórico da capital.

O plano foi publicado em 16 de janeiro de 2014 no Diário Oficial do município, e é a principal lei que trata sobre a organização e ocupação de Manaus.

A última alteração realizada no plano diretor foi em 2019, por meio da Lei complementar 014/2019.

Nessa última atualização o plano estabelece que é de responsabilidade da concessionária, no caso a Amazonas Energia, cumprir a adequação à fiação subterrânea no prazo de três anos nas vias arteriais e, de cinco anos nas vias locais.

A Bandnews Difusora questionou a adoção do plano para a prefeitura de Manaus e à concessionária, mas até a finalização desta reportagem não houve respostas.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress