Reportagem: Ricardo Chaves.
Presente no ato político do União Brasil, que lançou o deputado estadual Roberto Cidade pré-candidato à Prefeitura de Manaus na última segunda-feira, 25, o vereador Jaildo Oliveira, informou que aguarda definição da federação partidária Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, sobre o lançamento de uma pré-candidatura ou não.
Além do vereador, o deputado Carlinhos Bessa, que preside o PV no Amazonas, marcou presença no lançamento e declarou apoio a Cidade.
Jaildo Oliveira foi um dos vereadores que aproveitou a janela partidária para mudar de sigla. O político trocou o PCdoB pelo PV, mas não saiu da federação de Lula, que além dos dois partidos, é composta pelo PT.
Em declaração ao repórter da BandNews Difusora FM, Ricardo Chaves, o vereador afirmou que existe possibilidade do grupo definir apoio a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam):(Ouça)
Mas a situação não é bem essa, conforme explicou Lúcia Antony, que preside o Diretório Estadual da federação partidária no Amazonas.
Dia 1º de abril uma reunião entre as siglas deve definir o nome do PT ou PCdoB que será o pré-candidato a prefeito de Manaus. O PT apresentou seis nomes e o PCdoB um. O PV não indicou nomes até então.
Caso ocorra de PT e PCdoB indicarem um nome cada e o grupo não chegue a um consenso em torno de uma única pré-candidatura, a definição final será tomada nacionalmente pela federação partidária.
A expectativa é que o grupo de Lula no Amazonas apresente o pré-candidato a prefeito de Manaus até o dia 15 de abril.
Já o PV local estuda apelar nacionalmente para apoiar a pré-candidatura de Roberto Cidade.