Quatro policiais militares são indiciados suspeitos de envolvimento no caso da mulher indígena vítima de abusos sexuais no município de Santo Antônio do Içá, no Amazonas. A mulher afirma ter sido violentada por policiais da delegacia do município, inclusive enquanto amamentava o filho recém-nascido — que permaneceu com ela na unidade.
Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração das denúncias está em fase de finalização e os quatro policiais militares envolvidos serão indiciados pelo crime de estupro, conforme as provas dos autos analisada durante o procedimento investigatório.
Um procedimento administrativo disciplinar também foi aberto para apurar a conduta dos PMs, que pode resultar na expulsão dos mesmos dos quadros da instituição.
Os policiais tiveram suas armas funcionais recolhidas e estão exercendo funções administrativas até o encerramento do procedimento administrativo disciplinar.
A Polícia Civil do Amazonas , por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), segue com a investigação do caso, por meio de inquérito policial instaurado, e irá colher novos depoimentos para a finalização do procedimento e envio à Justiça.
Um procedimento para apurar a conduta dos agentes também foi aberto pela Corregedoria-Geral de Justiça do sistema de Segurança do Amazonas para apurar a conduta dos envolvidos.