Siga nossas redes sociais

Polícia liga alerta contra turismo sexual infantil em Parintins; saiba como denunciar

A disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso no Festival Folclórico de Parintins,

por Clara Toledo Serafini

Polícia liga alerta contra turismo sexual infantil em Parintins; saiba como denunciar

Reportagem: João Felipe Serrão

A disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso no Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho, é uma dos mais populares da Região Norte, atraindo turistas do mundo todo. Devido à grande movimentação, é importante alertar sobre o turismo sexual infantil.

(Foto: Reprodução/Internet)

A delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, explica que o turismo sexual está inserido em uma das quatro modalidades que o crime de exploração sexual exerce. (Ouça)

Esse tipo de crime é praticado pelos exploradores que buscam, em sua grande maioria, crianças e adolescentes com a menor faixa etária, abordando as vítimas diretamente ou por intermédio de uma terceira pessoa, como destaca a delegada. (Ouça)

O agenciador responsável pela intermediação do explorador e a vítima, muitas vezes, é alguém da família e se aproveita da relação com a vítima para obter pagamento pela troca dos atos ilícitos contra os menores. Joyce destaca que dá para curtir o festival de parintins, mas é fundamental ficar atento aos sinais. (Ouça)

Caso ocorra alguma atitude ou abordagem suspeita entre um adulto e um menor, que possa ser identificado como turismo sexual infantil, os pais e responsáveis devem comparecer à unidade policial do município para denunciar a ocorrência, ou ligar no 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress