A Polícia Civil investiga a morte de um cavalo durante uma vaquejada realizada nesse fim de semana no município de São Sebastião do Uatumã, no interior do Amazonas.
O animal teve que ser sacrificado por causa da gravidade do acidente. Conforme o Instituto S.O.S Pet, os organizadores do “Circuito de Vaquejada” foram denunciados por maus-tratos a animais.
Em vídeos que circulam na internet, o cavalo aparece com dificuldade de locomoção, e mesmo assim foi colocado para correr no circuito, quando caiu no percurso e precisou ser carregado para fora da pista – em estado grave!
Conforme uma fonte, que estava no momento do acidente e pediu pra não ser identificada, antes de concluir a corrida o animal caiu desorientado. (Ouça)
Em algumas cidades do interior as vaquejadas são comuns. Uma das atrações consiste em puxar o boi pelo rabo para o derrubá-lo, dando pontos para o vaqueiro que consegue o feito. Outra atração, é como a que machucou o animal em São Sebastião. Uma espécie de arrancada de animais, pra saber quem é o mais veloz.
Segundo o presidente do Instituto S.O.S Pet, Amaury Gomes, não havia fiscalização e o evento, se quer, foi registrado. Para ele, devem ser criadas leis para tornar as vaquejadas seguras. (Ouça)
A veterinária Shayene Telles comentou que a eutanásia, ou seja, a morte autorizada de qualquer animal deve ser considerada em último caso. (Ouça)
Procurada pela produção da BandNews Difusora FM, a Prefeitura de São Sebastião de Uatumã não se manifestou. Nenhum representante da gestão local respondeu as mensagens ou atendeu as ligações.
Ainda de acordo com o S.O.S Pet, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM) será informado sobre o ocorrido.