Siga nossas redes sociais

Polícia Federal realiza operação contra grupo suspeito de movimentar quase R$ 6 bi com garimpo ilegal

por Clara Toledo Serafini

Uma operação realizada nesta quarta-feira (20) pela Polícia Federal no Amazonas identifica organização criminosa que extrai ouro de terras indígenas e envia para a Europa.

A PF cumpre na operação Emboabas dois mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca em Manaus, no Amazonas, Anápolis (Goiás), Ilha Solteira (São Paulo), Uberlândia (Minas Gerais), Areia Branca (Rio Grande do Norte), Ourilândia do Norte, Tucumã e Santa Maria das Barreiras, no Pará.

Também foi autorizada a ordem de sequestro de bens no montante total de mais de R$ 5,7 bilhões.

O esquema foi identificado após uma pessoa ser presa em flagrante transportando 35 quilos de ouro para entregar a dois norte-americanos sócios de uma empresa em Nova Iorque.

A investigação revelou que a organização retira o ouro irregularmente das terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas e, por meio de fraude, declara que o minério é extraído de forma legal.

Também foi identificado que o alvo principal da operação realiza o esquentamento do ouro através de um austríaco que se naturalizou brasileiro e afirma ter mais de mais 20 bilhões de reais em barras de ouro em um suposto país independente criado pelo próprio investigado.

Os investigados responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa, lavagem de dinheiro, extração ilegal do ouro, contrabando, falsidade ideológica, receptação qualificada e outros tipos penais.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress