Siga nossas redes sociais

Plataformas digitais para busca de emprego ganham força no Brasil

Uma prática comum para quem está desempregado é a entrega de currículo

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Vitória Freire

Uma prática comum para quem está desempregado é a entrega de currículo presencial e os contatos por telefone ou e-mail e ainda lidar com a expectativa de ter ou não um retorno.

Esta situação tem mudado com a popularização do Linkedin, rede social para profissionais se conectarem que ganhou mais de 200 milhões de usuários nos últimos dez anos, desde a sua chegada ao Brasil, principalmente para quem o ensino superior.

Todos os tipos de listas de empregos são publicados na plataforma, diariamente, pelos empregadores, e o LinkedIn recomenda empregos específicos para o usuário com base em informações atuais, incluindo a localização geográfica e preferências de trabalho opcionais que ele pode preencher para obter listas de empregos mais personalizadas.

O gerente de redes sociais Diego Sampaio, usuário do LinkedIn, afirma que a plataforma oferece infinitas possibilidades e, inclusive, começou um novo trabalho por causa de uma conversa iniciada, no site, entre ele e a empregadora. (Ouça)

Ao entrar no LinkedIn, o usuário deve criar um perfil, que representa uma espécie de vitrine e um currículo mais completo e interativo. Alguns sites que aceitam a candidatura de pessoas a vagas de emprego permitem que elas se conectem ao perfil do LinkedIn para importar informações.

O jornalista e gestor Muniz Neto é um dos empregadores que se mantêm atentos aos perfis na plataforma. De acordo com Muniz, usuários que permanecem ativos no LinkedIn tendem a ser convocados para entrevistas presenciais, devido aos conteúdos profissionais compartilhados. (Ouça)

O LinkedIn possui 830 milhões de membros, com mais de 58 milhões de empresas registradas. Segundo a pesquisa LinkedIn no Brasil, dos 82% brasileiros que já utilizaram o LinkedIn para procurar emprego, cerca de 30% conseguiram. 65% também consideram que os conteúdos do LinkedIn são relevantes para crescer profissionalmente.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress