“Piratas dos rios” causam prejuízo de R$ 20 milhões ao setor de transporte de cargas em 2022

Os ataques de "piratas dos rios" geram um prejuízo de mais de
"Piratas dos rios" causam prejuízo de R$ 20 milhões ao setor de transporte de cargas em 2022

Os ataques de “piratas dos rios” geram um prejuízo de mais de 20 milhões de reais ao setor de transporte fluvial de cargas no Amazonas, somente em 2022.

A informação foi divulgada pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado (Sindarma).

Na segunda-feira da semana passada, dia 12, um comboio que transportava combustível para Porto Velho, Rondônia, foi assaltado pelos criminosos.

É o segundo segundo roubo de combustíveis somente neste mês. Foram roubados mais de 620 mil litros nos dois assaltos.

A ocorrência anterior aconteceu na semana passada, entre os municípios de Parintins, no Amazonas, e Juruti, no Pará.

Ainda segundo o Sindarma, as quadrilhas que dominam os rios da região ameaçam e agridem fisicamente os marinheiros e profissionais das embarcações.

A entidades alerta ainda que a situação fica mais complicada no período de vazante dos rios por causa da dificuldade para navegar em certos trechos em que há maior incidência de bancos de areia e pedras, como no Rio Madeira, fatores que obrigam as embarcações a reduzirem a velocidade e facilitando a abordagem dos ‘piratas’.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress