A Polícia Federal (PF) deflagra Operação destruir minas subterrâneas de garimpo ilegal e resgatar trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão no município de Maués, interior do Amazonas.
Os danos ambientais já superam R$ 1 bilhão.
Conforme a PF, as minas foram identificadas a partir de denúncias de exploração de mão-de-obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro.
Os agentes constataram que os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos aos riscos decorrentes do uso de substâncias químicas tóxicas.
Além disso, verificou-se que a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas – um método incomum e de alto risco –, e os danos ambientais já avaliados superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.
Esta operação é um desdobramento da Operação Déjà Vu, que já identificara práticas semelhantes na região.
A operação Mineração Obscura II foi realizada entre os dias 31/01 e 03/02 e contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
O garimpo alvo desta operação é um dos mais antigos do Brasil, sendo esta a primeira vez que a Polícia Federal realiza a desintrusão de um garimpo subterrâneo.