Siga nossas redes sociais

PF prende em Manaus homem considerado maior extrator de ouro em terras indígenas do Brasil

PF faz operação contra empresários e políticos suspeitos de corrupção

Reportagem: Tawanne Costa

Duas pessoas são presas durante Operação Emboabas deflagrada nesta quarta-feira (20) pela Polícia Federal no Amazonas.

Segundo a PF, um dos presos é considerado como o maior criminoso do país em relação à extração de ouro de terras indígenas. Em três anos, o homem faturou mais de 1 bilhão de reais com a exportação de ouro para a Europa.

Mais de duas toneladas de minério foram extraídas ilegalmente.

O esquema foi identificado após uma pessoa ser presa em flagrante transportando 35 quilos de ouro para entregar a dois norte-americanos sócios de uma empresa em Nova Iorque.

Segundo o delegado, Vinicius de Paula, foram apreendidos veículos e o sequestro de bens no montante total de mais de 5,7 bilhões de reais.

 

 

Também foi identificado que o alvo principal da operação realiza o esquentamento do ouro através de um austríaco que se naturalizou brasileiro e afirma ter mais de mais 20 bilhões de reais em barras de ouro em um suposto país independente criado pelo próprio investigado, como explica o delegado Adriano Sombra.

 

 

A investigação revelou que a organização retirava o ouro irregularmente das terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas e, por meio de fraude, declara que o minério é extraído de forma legal.

Segundo o delegado, o prejuízo ambiental já soma quase 6 bilhões de reais.

 

 

Os investigados responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa, lavagem de dinheiro, extração ilegal do ouro, contrabando, falsidade ideológica, receptação qualificada e outros tipos penais.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress