Siga nossas redes sociais

Pesquisadores da UEA desenvolvem plataforma que monitora poluição do ar e queimadas na Amazônia

A plataforma on-line foi criada com base em sensores de qualidade do

por Clara Toledo Serafini

Pesquisadores da UEA desenvolvem plataforma que monitora poluição do ar e queimadas na Amazônia

Os pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) desenvolvem o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), ferramenta que monitora ocorrência de queimadas e a qualidade do ar.

A plataforma on-line foi criada com base em sensores de qualidade do ar de baixo custo, dados de satélites ambientais e estimativas de modelos numéricos de qualidade do ar.

(Foto: Gerson Freitas/Ascom UEA)

A plataforma é parte do Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar (EducAIR), liderado por pesquisadores da UEA, com o apoio da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) e da Fundação Cuomo, sediada na França.

Com a ferramenta, estudantes aprenderão a medir a poluição do ar por partículas em escolas e comunidades, por meio de um sensor de monitoramento em tempo real, de baixo custo, e da plataforma on-line Selva (www.appselva.com.br).

Haverá também a possibilidade da plataforma de monitoramento ser utilizada como ferramenta de apoio para nortear políticas públicas no sentido de melhorar a qualidade do ar na região, principalmente no período de queimadas.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress