Siga nossas redes sociais

Pesquisa revela que quase 90% dos manauaras não associam o desmatamento ao avanço econômico

por Clara Toledo Serafini

Pesquisa revela que quase 90% dos manauaras não associam o desmatamento ao avanço econômico

A maior parte da população de Manaus acredita que a floresta é benéfica para o desenvolvimento econômico do Amazonas. É o que aponta uma pesquisa da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para 73,5% dos entrevistados na pesquisa, a criação de novas áreas de conservação não atrasam o crescimento da economia e 85,6% não consideram o desmatamento necessário para o desenvolvimento econômico.

A floresta em pé afeta positivamente a qualidade de vida e a economia no estado para 72,6% dos entrevistados.

O sociólogo e colunista da Bandnews Difusora, Marcelo Seráfico, faz uma avaliação da opinião das pessoas em relação ao meio ambiente. (ouça)

A pesquisa entrevistou mais de mil pessoas, com idades entre 16 e 70 anos, que moram em áreas urbanas de Manaus.

Além de coletar opiniões, a pesquisa mapeou os interesses da população que defende o meio ambiente. Para a maioria, é importante defender a criação de novas áreas e conservação, limpeza dos igarapés, além da criação de projetos voltados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Paulo Artaxo, professor da Universidade de São Paulo e um dos líderes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), avalia que conservar a Amazônia é questão ambiental, social e econômica. (ouça)

67,3% da população manauara acredita que a floresta traz benefícios para a qualidade de vida. Sobre áreas verdes dentro dos grandes centros urbanos, 61% dos participantes percebem um impacto positivo. 40,6% dos entrevistados responderam que o principal benefício é a produção de sombras e 19,7% a produção de ar puro.

Diante da opinião dos moradores de Manaus, a FAS pretende propor políticas públicas voltadas à área ambiental para lideranças políticas do estado.

Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Reprodução/CAU-AM

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress