Reportagem: Eros de Sousa
Aquele objeto que você está querendo comprar faz tempo, de repente aparece na sua tela por um valor baixíssimo, você decide comprar, então depois de confirmar a compra percebe que, na verdade, o objeto não existia e que seus dados, na verdade, foram roubados.
É para prevenir esse tipo de golpe na internet que uma campanha do “Serasa contra fraudes” foi lançada nesta semana. A campanha busca alertar sobre as várias modalidades de golpes no ambiente digital.
Segundo uma pesquisa do próprio órgão quase 40% dos brasileiros já foram vítimas de golpes financeiros, e as fraudes com cartão de crédito e débitos são as mais comuns, com 39% das respostas.
A gerente do Serasa, Clara Aguiar, explicou que os golpes têm aumentado na medida que as tecnologias avançam e que os criminosos se adaptam a essas mudanças. (Ouça)
A pesquisa também demonstrou que para 56% dos brasileiros, o medo de cair em uma fraude aumentou no último ano e golpes mais temidos são a clonagem de cartão e a abertura de conta bancária.
A gerente do Serasa alertou medidas a serem tomadas para não se tornar vítima no ambiente digital. (Ouça)
Outra dica é sempre que for pagar um boleto verificar a validade do documento no site da Serasa por meio do Validador de Boletos. Importante também estar atento aos links enviados em redes sociais.