Reportagem: Victor Litaiff
Abril é o mês escolhido para intensificação de campanhas de conscientização sobre a Doença de Parkinson.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos sofre da doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas enfrentem o problema.
O Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.
A neurologista Dra. Drielle Nogueira explica os sintomas e tratamento da doença. (Ouça)
Ela explica que, quando feito o acompanhamento adequado, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente. (Ouça)
O tratamento para pessoas que sofrem da doença de Parkinson está disponível na rede pública de saúde através dos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis).
O Caimi André Araújo, localizado na Av. Camapuã, 108 – Cidade Nova e o Caimi Ada Viana, localizado Av. Brasil, S/N – Compensa II, são unidades da rede estadual de saúde especializadas no atendimento à terceira idade, com profissionais capacitados para diagnosticar e encaminhar o paciente para outras áreas especialidades, conforme a necessidade. Os Caimis funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
É extremamente importante a realização de exames periódicos, principalmente para pessoas da terceira idade. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficaz.