Siga nossas redes sociais

Pedido de inversão de pauta gera conflito entre vereadores na CMM

por carlao

Reportagem: Ricardo Chaves.

Um pedido de inversão de pauta gerou atrito entre os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nessa segunda-feira, 19. O motivo do desentendimento seria um pedido de requerimento para que o secretário de Comunicação de Manaus, Israel Comte, prestasse esclarecimentos sobre o vídeo supostamente gravado nas dependências da Prefeitura de Manaus, que mostra um homem recebendo dinheiro para entregar a um dono de um portal de notícias local.

Na quarta-feira, 13, passada um acordo foi costurado para que a pauta invertesse e assim a Casa Legislativa pudesse dar prosseguimento a projetos de lei e requerimentos que estariam acumulados. No entanto, um dia depois desse entendimento, ocorreu a divulgação do vídeo pelo site Metrópoles. Na segunda-feira, a mãe do vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) faleceu e isso fez com que o parlamentar e outros vereadores se ausentassem do plenário e não participassem das votações.

O pedido para que a inversão de pauta se mantesse foi feito pelo líder do prefeito na Casa Legislativa, Eduardo Alfaia (PMN):

O presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), afirmou que esta era a intenção da Casa, mas que com o falecimento da mãe do vereador Rosivaldo Cordovil muitos parlamentares estavam participando do velório e propôs que colasse o pedido de inversão em votação.

Marcelo Serafim, que é ex-líder de David na CMM e hoje integra o grupo de oposição à gestão municipal, reagiu ao pedido de Alfaia:

O vereador Mitoso (MDB), que faz parte base do prefeito, disse que a proposta não se tratava de aproveitar a ausência de colegas, mas de sim de limpar a pauta de votações que estava acumulada:

Outros vereadores que integram a base do governo municipal reagiram à fala de Marcelo Serafim. O debate se estendeu por mais de 30 minutos até o presidente, Caio André, disse que a sessão seria suspensa para que os vereadores pudessem comparecer ao velório da mãe do vereador Rosivaldo Cordovil.

Na próxima quarta-feira a Câmara Municipal de Manaus votará projetos de lei e requerimentos. A expectativa é que na pauta seja votado o requerimento de convocação de Israel Comte. Os vereadores também articulam um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e trabalham nos bastidores para ter o número de assinaturas necessárias, ou seja, 11 mais a do autor.

De acordo com fontes do parlamento municipal, a previsão é que comece a tramitar o pedido de empréstimo de R$ 580 milhões feito pelo prefeito de Manaus junto ao Banco do Brasil.

A BandNews Difusora FM questionou a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) sobre o vídeo. Em nota informou que tomou conhecimento da gravação pela imprensa e que iniciou a apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress