Siga nossas redes sociais

PCdoB vai indicar candidato de Lula em Manaus

por carlao

Por Ricardo Chaves.

A ex-vereadora Lúcia Antony e o líder sindical Edilon Queiroz vão comandar o destino da Federação Brasil da Esperança (PT,PCdoB e PV) em Manaus e nos 61 municípios do Amazonas durante o pleito municipal de 2024.

A informação foi confirmada por Lúcia Antony ao repórter da BandNews Difusora FM Ricardo Chaves.

A definição dos nomes ocorreu após a Comissão Executiva Nacional aprovar resolução nesta quinta-feira (1) para organizar as comissões provisórias nos municípios de olho nas eleições de 2024.

De acordo com Lúcia Antony, o foco será construir uma frente ampla com outros partidos políticos que tenham candidaturas competitivas nos municípios do Amazonas e também na capital: 

O ato oficial que marca a transição do comando no Amazonas será definido nos próximos dias. Os dois quadros do PCdoB vão assumir o comando do coletivo partidário com a saída do deputado estadual Sinésio Campos e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana.

O PCdoB irá liderar o processo que definirá se o coletivo terá ou não nome próprio para disputar à Prefeitura de Manaus ou se vai apoiar uma candidatura. O coletivo tem cinco pré-candidatos na capital: Anne Moura, Luiz Borges, ex-deputado federal José Ricardo, o vereador Sassá da Construção Civil e o professor da Ufam Eron Bezerra.

Nacionalmente, sai Gleisi Hoffmann e quem assume o comando da Federação é a presidente nacional do PCdoB e ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. O rodízio na direção faz parte de um acordo nacional entre os três partidos que está registrado no estatuto da Federação. Em 2025, a presidência será ocupada pelo PV.

Sobre o processo eleitoral em Manaus, nos bastidores dirigentes das siglas falam que a Federação está dividida entre a defesa de uma candidatura própria ou em apoiar outros nomes como o do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, do deputado federal Amom Mandel ou indicar o vice na chapa do atual prefeito de Manaus David Almeida.

Para alguns dirigentes o foco na capital deveria ser ampliar a representação na Câmara Municipal de Manaus. Para eles, o partido deveria abrir mão de candidatura própria. Atualmente as três siglas têm um representante cada, sendo eles: Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), Sassá da Construção Civil (PT) e Fransuá (PV), sendo o último, líder do prefeito na CMM.

Nas capitais e cidades com população acima de 200 mil habitantes todas as candidaturas majoritárias devem passar pelo crivo nacional da federação que reúne as três legendas.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress