Reportagem: Victor Litaiff
Em Manaus alguns ônibus do transporte coletivo são equipados com elevadores para atender ao público cadeirante, porém, muitas vezes o equipamento não funciona ou os profissionais do transporte não sabem operar.
É o que relata o estudante de publicidade Wandrew Botelho. Ele tem distrofia muscular de Becker. O estudante se locomove com cadeira de rodas e conta que precisa utilizar o transporte coletivo, porém, não consegue usar o elevador de acesso, que não funciona. (Ouça)
O estudante também fala que foi até a empresa de transporte Líder, responsável pela linha 320, que ele utiliza para ir para à Faculdade. Wandrew solicitou o conserto do elevador, mas não foi atendido. (Ouça)
Em nota o Instituto de Municipal de Mobilidade Urbana, o IMMU informa que foi repassada ao setor de transportes para que realizem uma fiscalização junto a empresa para verificar como está sendo feita a manutenção do elevador e qual o motivo de não estarem levando o cadeirante.
Tentamos contato com a empresa Líder, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno.
A Constituição Federal, artigo 227, parágrafo segundo, estabelece direitos de acesso adequado às pessoas com deficiência física.