Siga nossas redes sociais

Parintins: com homenagens aos povos indígenas, Garantido abre e Caprichoso encerra primeira noite

por Rafael Cardoso Campos

As apresentações do 56º Festival Folclórico de Parintins começam nesta sexta-feira (30), quando os bois Garantido e Caprichoso realizam espetáculos no famoso Bumbódromo, arena com capacidade para 35 mil pessoas.

Serão três dias de festa e muita alegria na Ilha Tupinambarana. O número de turistas esperado no município é quase o mesmo de habitantes da cidade: 100 mil pessoas.

O Festival de Parintins foi realizado pela primeira vez em 1965 e hoje é considerado patrimônio cultural do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As apresentações de cada boi são realizadas diretamente por cerca de 4 mil pessoas, entre artesãos, dançarinos, escultores e artistas plásticos.

 

Garantido se apresenta primeiro

 

Em busca do 33º título do Festival Folclórico de Parintins, o Boi Garantido é o primeiro a se apresentar no Bumbódromo, nesta sexta-feira (30). Com o tema “Garantido por toda a vida”, a associação folclórica leva para a arena um espetáculo em três atos.

Na primeira noite da festa, o bumbá apresenta o espetáculo “A vida depende da vida”, falando sobre a urgência dos cuidados com a natureza e com as vidas humanas, defesa do meio ambiente e dos povos indígenas.

O Garantido entra na arena após polêmica causada pelo presidente afastado da agremiação, Antônio Andrade, que ameaçou não colocar o boi na arena ao alegar calamidade financeira. Um acordo trabalhista liberou verba para o bumbá dar continuidade ao trabalho.

 

Caprichoso encerra a noite

 

O Boi-Bumbá Caprichoso entra no festival de 2023 em busca do bicampeonato e é o segundo a se apresentar nesta sexta-feira (30). O Touro Negro tem como tema “O brado do povo guerreiro”.

Durante os três dias de apresentação, serão feitas homenagens aos povos originários indígenas, além de reverenciar a história da cidade de Parintins. Erick da Silva Nakanomi, diretor do Conselho de Arte do Boi Caprichoso, explicou que serão quatro peças de alegorias e muita referência histórica aos povos originários com a presença dos mesmos dentro da apresentação.

O Caprichoso tem 23 títulos de campeão.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress