AO VIVO

Pão francês tem reajuste de 25% em Manaus

Pão francês tem reajuste de 25% em Manaus

A alta do trigo fez o preço do pão francês, conhecido como o famoso “pão Massa Grossa”, ter um reajuste de preço de 25%, em Manaus. A informação é do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam-AM).

(Foto: Reprodução/Leonardo Gomes/BandNews Curitiba)

O sindicato contabilizou 54 associadas, entre grandes panificadoras e padarias, que já registram aumento no preço dos pães nesta semana.

A Priscila Almeida só começa o dia depois de tomar café e saborear um pãozinho. Mas ela notou um preço mais “salgado” nos último dias. (Ouça)

O menor aprendiz, Thiago Pantoja, conta que na casa dele, já estão substituindo o pão por outros alimentos. (Ouça)

A capital registra sucessivos aumentos nos valores das matérias-primas, como a farinha de trigo, de 13% em 2020, 34% em 2021 e 22% em janeiro 2022.

O dono de uma padaria local, Frederico Felipe, diz que até tentou segurar os preços, mas não foi possível. (Ouça)

O economista e colunista da BandNews Difusora, Marcus Evangelista, comenta que ao longo de 2021, as panificadoras reavaliaram seus custos e mantiveram os preços estáveis. (Ouça)

Outros fatores que colaboraram para a alta no preço dos pães foram os insumos e ingredientes, que tiveram aumento de 18% no ano de 2021.

A energia elétrica também registrou crescimento de 24,97% no ano passado, além da alta nos custos de material de embalagens e combustíveis.

Reportagem: Guilherme Guedes

Últimas Notícias