Pão deve ficar 20% mais caro ainda esse mês em Manaus

Pão deve ficar 20% mais caro ainda este mês em Manaus

Reportagem: Cindy Lopes

Quem gosta de começar o dia com um bom pão quentinho deve começar a preparar o bolso porque o produto vai sofrer mais um aumento nas próximas semanas. Segundo o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindipan-AM), o preço do pão terá reajuste de 20%.

(Foto: Reprodução/Internet)

Mas, o consumidor manauara já começou a sentir essa alta. Quem antes até conseguia comprar em mercearias de bairro 3 pães por um real, agora nem isso.

É o caso do publicitário Brendo Barone que percebeu o encarecimento do pão francês nas últimas semanas. (Ouça)

A fonoaudióloga Kesia Alves pagava 50 centavos na unidade do pão doce e, nesta semana, se assustou quando pagou 80 centavos. (Ouça)

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), a alta no preço do pão concretiza o que já esperavam especialistas por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.

A Rússia, por exemplo, é o maior exportador de trigo do mundo. Juntos, os dois países contribuem, em média, com 30% das exportações mundiais do produto.

Ou seja, o impacto não será apenas no preço do pão mas em alimentos derivados do cereal. Além disso, coloca em risco postos de trabalho. É o que alerta o presidente do Sindipan-AM, Carlos Alberto Azevedo. (Ouça)

O colunista de economia da BandNews Difusora, Marcus Evangelista, avalia o cenário. (Ouça)

Ainda segundo a Abimapi, além da queda na oferta de trigo, que causou a alta dos preços, o desabastecimento tem a ver com dificuldades logísticas, já que a guerra fechou portos e interrompeu o transporte.