A escola estadual André Vidal de Araújo, na Cidade Nova é motivo de reclamação de estudantes e pais de alunos em Manaus. Segundo os responsáveis, os filhos estão se expondo ao risco de contrair covid-19 indo para aula todos os dias e quando chegam na escola, são dispensados de volta pra casa porque alguns professores estão faltando.
Uma mãe que pediu para não ser identificada, relatou à BandNews Difusora que a escola que a filha frequenta na Cidade Nova recentemente a mandou de volta para casa em um dia de aula. Segundo a mãe, a filha foi liberada porque os professores não compareceram.
As aulas presenciais de segunda a sexta-feira retomaram na última segunda-feira (23) nas mais de 500 unidades de ensino da capital. As aulas do interior devem voltar no dia 8 de setembro.
A presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, diz que a falta de descumprimento dos protocolos mostra que as aulas não deviam voltar.
Questionada, a Secretaria de Educação informa que a frequência de professores na Escola Estadual Des. André Vidal está normal, sem ausência de profissionais. Os alunos do Ensino Regular estão com os horários de aula todos preenchidos, de segunda a sexta, e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) contam a programação de aulas completas de terça a quinta, dias de aula da modalidade.
Segundo a pasta, os profissionais e estudantes são orientados a usarem máscaras nas salas de aula e em toda a escola. A gestão ressalta que não houve registro de reclamações sobre a falta de uso de máscara por docentes ou discentes.
Reportagem: Gabrielle Moura
Foto: Foto: Drance Jesuz/Seduc-AM