Siga nossas redes sociais

Pacientes questionam suspensão de hemodiálise no Hospital Português Beneficente, em Manaus

 

Reportagem: Victor Litaiff

Pacientes que dependem do procedimento de hemodiálise foram pegos de surpresa ao serem comunicados que as atividades realizadas na unidade do Hospital Português Beneficente serão suspensas a partir do dia 02 de setembro.

De acordo com o comunicado, emitido pelo Serviço de Nefrologia da Sociedade Portuguesa do Amazonas o Senepam, as atividades encerram devido ao término do contrato de prestação de serviço entre o hospital e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O comunicado deixou os familiares preocupados com a situação. Raimundo Nonato Rocha Lima, esposo de uma das pacientes que recebem tratamento no local, se desespera ao saber que o procedimento será encerrado. (Ouça)

Ele questiona como fica a situação dos pacientes. (Ouça)

A equipe de reportagem da Bandnews Difusora entrou em contato com Diretor do Hospital Beneficente Paulo Couto, mas ele não quis falar sobre o assunto.

Em nota a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), informou que está em tratativas para renovação do contrato com o Hospital Beneficente Portuguesa e que existe uma proposta em discussão para suplementar o valor pago.

Ainda de acordo com a SES, esse valor é definido pelo Ministério da Saúde com base na tabela do SUS.

A SES reforça ainda que, nenhum paciente deixará de ser assistido por esse serviço.

Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.

Esse procedimento salva vidas e faz com que o paciente resista até receber uma doação de rins.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress